sábado, 3 de julho de 2010

Marrakech - um saborzinho


Salam!

Hoje é o meu último dia em terras marroquinas. Adorei a experiência e espero cá voltar. Nos próximos dias vou falar-vos do que aprendi com esta gente tão simpática.

Hoje fiz uma tatuagem (que é linda), para levar de recordação - entre outros souvenirs. É, treinei o meu francês. As "gazelas" marroquinas (les gazelles, como eles chamam às meninas) fazem tatuagens para casamentos, festas ou para dar boa sorte.

Parecem ser complicadas de fazer, mas não fiquem iludidos. Os traços são bastante simples, mesmo assim é necessária uma mão firme. Após uns 15 a 30 minutos raspa-se a tatuagem com água, para tirar a tinta e ficar apenas aquela que se impregnou na pele. Não ficou muito caro, mas teve que se regatear bastante (aqui tudo o que se compra é assim). Esta tatuagem tem a duração de 15 dias, algumas (as de cor castanha, mais baratas) duram apenas uma semana.

De Marrakech gostava de trazer candeeiros, tapetes, especiarias, espelhos e muita coisa mais. No entanto venho bem recheada de memórias (conversas, cheiros e sabores - aqui come-se bem!), de uma bolsa e sandálias e também de uma coberta para o meu quarto. Depois mostro as fotos.

Do que menos gostei foi da constante perseguição de comerciantes e de guias (não se pode pedir uma informação sem que a tenhamos que pagar), do trânsito caótico (até nas ruas mais pequenas eles andam e não param na passadeira, um verdadeiro perigo!). Mas depois eu conto mais e de forma pormenorizada.

O saldo? É positivo! :)

Vêmo-nos em terras lusitanas!

6 comentários:

C. disse...

Mt fixe :D curtia imenso ir assim a um sitio mais exotico... imagino k tenha sido espectacular!

Anónimo disse...

Foi, eu até ficava mais tempo, mas as saudades também apertam. Fica atenta aos próximos posts. ;)

Anónimo disse...

Adorei a tatu :) é muito bonita e fica-te bem ;)
Já agora, qual o significado?

Anónimo disse...

Não sei se tem um significado, mas a senhora disse que as mulheres faziam-no em ocasiões especiais, como casamentos e festas, ou então apenas como forma de dar boa sorte.

Anónimo disse...

Hum ... então desejo que te traga muita e boa sorte ;)

Anónimo disse...

:D

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails