quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pé de fora #1

Medina durante o dia.

Como uma imagem vale mais do que mil palavras e eu estou preguiçosa, em vez de vos contar sobre a minha visita a Marrocos (foi uma semana por isso nunca conseguiria dizer tudo), mostro-vos um vídeo da Speaky TV realizado apenas umas semanas depois de eu ter lá estado.

Desculpem eu queria pôr aqui o vídeo mas o código envia para o documentário anterior, cliquem no link da Speaky TV e no menu escolham "Raquel Estrada Fora" de 21/07/2010.

Agora que já visualizaram o mini-documentário acrescentarei algumas das minhas experiências: a Medina é mesmo um labirinto e os guias sabem-no muito bem. Estão sempre a perguntar se queremos informações, alguns levam-nos à força e nunca se vão embora sem levar gorjeta (e ainda regateiam!).

Os tapetes, feitos pelas mulheres, passam de geração em geração, cada elemento tem um significado, são à prova de fogo e de animais e dos tapetes mais belos que vi em toda a minha vida. Alguns demoram 8 meses a serem criados, já que todos os desenhos são feitos em teares manuais e não bordados por cima.

A praça, durante a noite, é muito movimentada, está recheada de todo o tipo de espectáculos, por vezes temos de nos desviar das motos que por lá passeiam e dos comerciantes que chamam incessantemente por nós. No meio de toda aquela agitação sabe mesmo bem parar e beber um sumo de laranja fresquinho (o que lá há mais são laranjas e azeitonas).

A gastronomia é deliciosa e a troco de apenas alguns dihrams, o álcool é proibido e as especiarias, dispostas em pirâmide, exalam um cheiro apetecível.

Durante a tarde as ruas estão mais desertas devido às grandes temperaturas, os marroquinos trabalham das 9h30 às 16h00. Ganha-se mais num hotel do que como designer, porém melhor mesmo é ser taxista. Ao cair da noite ouvem-se umas sirenes a indicar a hora de oração (desculpem-me a assonância).

Pena este mini-documentário mostrar tão pouco, Marrakech é muito mais do que aquilo que foi dito. A rubrica Pé de fora ainda há-de voltar com mais perfumes de Marrocos.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails