sábado, 27 de fevereiro de 2010

crónica para estágio

Para a reportagem de rádio do meu estágio foi-me pedido que escrevesse uma crónica. O tema geral era a doação de sangue. Eu, apenas para ser diferente, decidi escrever sobre a questão dos homossexuais não poderem fazer essa doação. E, claro, por ser um tema pertinente.

Inicialmente não tinha qualquer dúvida de que estávamos perante um preconceito e um problema de discriminação. Após a minha pesquisa, e com bastante informação no cardápio, já não tinha tanta certeza.

Para sustentar a minha opinião tinha que conhecer não só os depoimentos de ambos os lados da polémica, como também as tecnicidades: estatísticas, requisitos, eficácia do preservativo e dos testes feitos aos dadores, direitos sexuais e reprodutivos, questões éticas, modo de propagação das doenças, histórias verídicas, as diferenças entre sexo anal e vaginal, entre outros. Foi muita informação para assimilar e ponderar.

O resultado poderão vê-lo a seguir. Se for possível, mais tarde colocarei a crónica já gravada, e, possivelmente, com algumas alterações.

Alguma da webgrafia utilizada:

Diário de Notícias (2009) (apenas um dos exemplos)
Médicos Pela Escolha - direitos sexuais e reprodutivos
HIV Roche - estatísticas
AIDS Portugal - eficácia do preservativo
BMJ - os homens deveriam dar sangue? (em inglês)
SIC - a origem da transmissão da Sida
RTP - reportagem sobre a polémica
Guardian - a Sida como falsa pandemia
Fox News - idem
O Insurgente - não existem homossexuais
O Insurgente - gay é lixo

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails