sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

sinestesia

O meu trabalho teórico para Comunicação Gráfica tem como temática a cor e a sua relação com as palavras. Isto porque a cor é um dos aspectos mais importantes a ter em conta ao realizar um trabalho gráfico.

Os sites COLOURlovers e Cymbolism foram o meu ponto de partida e apesar de já ter realizado, entregue e apresentado o trabalho a pesquisa não está nem perto de ter terminado.

Aprendi mais do que estava à espera. Talvez me tenha esquecido do meu lado poético quando escolhi o tema e me tenha focado somente na parte prática. Irónico é ter descoberto que a cor activa o hemisfério direito do cérebro: as emoções.

Mas o texto activa o hemisfério esquerdo: a lógica. Por isso é que é tão complicado realizar este teste.

Foi também a partir dessa quiz que surgiu a ideia para o título do meu trabalho: Sinestesia.

Sinestesia é uma doença que toda a gente possui em maior ou menor grau (o meu deve ser mesmo mínimo, gostaria de ser mais sinestésica: já explico porquê). A sinestesia é a «relação entre planos sensoriais diferentes». Uma música pode ser vista, uma textura pode ser ouvida, uma palavra pode representar uma cor.

Esta doença levou a forma como vemos o mundo, e a nossa própria mente, para uma outra dimensão. Estudou-se o cerébro de sinestésicos e elevou-se a doença à poesia, numa variação da metáfora. Ah! O saboroso toque do seu olhar...

Nos próximos posts vou incluir o meu trabalho (ainda vou limar algumas arestas), a bibliografia utilizada e o que aprendi até agora. E sempre que aprender algo novo, bem, aqui estará também.

Tenham um bom fim-de-semana!

1 comentário:

Nisa Oliveira disse...

Nunca pensei ficar emocionada a escrever a conclusão de um trabalho teórico sobre a IKEA. Percebi entre muitas outras coisas, que é um gozo enorme terminar um projecto.
Estou curiosa para ver este teu trabalho Nicia pois tenho a certeza que o 'gozo' foi grande também. Tu vibras com estas coisas :)
E engraçado o uso de "Sinestesia" para o titulo do teu trabalho... nunca associaria. PARABÉNS!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails