quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Arte/Beleza - Novo/Diferente

Hoje terminei de ler, ou mais precisamente estudar, A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica de Walter Benjamin, escrito em 1955. A pior parte deste estudo foi dizer em voz alta a palavra "reprodutibilidade" sem me enganar. A melhor foi a oportunidade de escrever este post.

O texto, apesar da sua idade, ainda é bastante actual havendo uma frase que me fez parar para pensar. Até a destaquei em relação ao resto do conteúdo considerado importante.



(Cliquem na imagem para ver melhor)

Nesta frase(«Desfruta-se o que é convencional, sem criticá-lo; critica-se o que é novo, sem desfrutá-lo»), o autor refere-se somente à pintura, salientando que no cinema as reacções do consumidor são diferentes. Para perceberem leiam o primeiro parágrafo, porque eu não poderia explicar melhor que o próprio Benjamin.

Porém, não concordam comigo se eu disser que podemos estender este pensamento a muitas outras áreas da nossa vida? Principalmente as que estão relacionadas com os nossos valores, atitudes e princípios. Com a nossa educação.

Existem dois estudos realizados e filmados na América (um país que amo e odeio por várias razões) e que ilustram aquilo que eu pretendo dizer. Um deles é o Blue Eyed de Jane Elliot que apesar de ser altamente instrutivo também gerou grande polémica.



Para verem o resto sigam a sequência.

Após assistir o Blue Eyed questionei-me se seria inconscientemente racista apesar de, conscientemente, pensar o contrário. Fiz o teste realizado pela Universidade de Harvard aqui e até fiquei satisfeita com o resultado.

O outro vídeo é uma experiência com bonecos, e talvez já do vosso conhecimento:



Qual a relação do racismo com a frase? O medo do diferente, do novo e da mudança.

Recomendo mais uma leitura: Quem Mexeu no Meu Queijo de Spencer Johnson. No YouTube também existe uma versão animada.

Despeço-me com a minha frase preferida: Carpe Diem.

1 comentário:

Anónimo disse...

As pessoas tem sempre a tendencia a resistir aquilo que é novo por puro preconceito, mas o facto de ser novo não significa que seja mau.

O video das bonecas esta mt forte. por alguma razao se diz q as crianças sao as criaturas mais sinceras deste mundo, so provam os estereotipos que estao implementados na sociedade.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails