Já fiz o meu cartão de boas festas! Como podem ver.
Para os leigos no mundo do design, e tipográfico, é necessário uma pequena explicação. Aqui vai:
Eu sou uma eterna criança, assim o que eu mais gosto de fazer é de brincar. E olhem que eu brinco com tudo... (lembram-se da vírgula?, até o sinestesia é jogo de palavras!). Desta vez foi com os tipos de letra.
As fontes utilizadas foram (de cima para baixo e da esquerda para a direita): Comic Sans, Delicious, The King & Queen, Caviar Dreams, English, Arial e Helvetica Neue LT.
O Comic Sans, tal como a Helvetica, está rodeado de ódio e paixão. Os designers abominam-na, os que não percebem nada de fontes adoram-na. É fofa e engraçada, só. Foi criada para um cão falante do Windows, isso basta.
O Delicious é self explanatory, as minhas férias serão deliciosas com certeza. O tipo de letra The King & Queen faz-me lembrar a neve, mas em Viana não existe tal clima, excepto no ano de 1986 e 2008. Lamborghini Murciélago é o meu carro de sonho. Nunca vi neve a sério (tive azar sempre que fui à Estrela ou ao Caramulo) e duvido que algum dia tenha a sorte de guiar um Lamborghini...
Quanto à Helvetiva (o resto vocês percebem) foi criada por um sueco. É considerada o tipo de letra perfeito porque se adequa a todos os contextos. A Machintosh inseriu-a como uma das fontes predefinidas do seu sistema operativo e a partir daí surgiu a Arial.
Muita gente pensa que Arial e Helvetica são o mesmo tipo de letra. Não são. Uma é original (a helvetica), outra é cópia (a arial). Se olharem para o "a" podem ver uma das diferenças destas duas fontes.
A Arial foi criada quase 20 anos depois e utilizada pela Microsoft (eterna rival) no seu sistema operativo. Para saberem mais leiam o artigo do I Love Typography (ILT).
Assim sendo, preencham o vosso Natal e o ano que aí vêm com as palavras que vivem no vosso coração. Partilhem-nas; multipliquem-se. E nada de segundos sentidos...
Boas festas!!!
1 comentário:
Adorei o teu postal :) achei super original!
quem me dera ter tanta criatividade :$
Enviar um comentário