Recentemente inscrevi-me no Shelfari para ter uma lista organizada de todos os livros que já li até ao momento e daqueles que um dia quero vir a ler. Já o tinha feito de uma forma mais arcaica num processador de texto, mas não é a mesma coisa.
Agora atribuo qualificação aos livros, dou a minha opinião, posso-me juntar a grupos de leitura, tenho disponíveis as capas dos livros e posso inserir todas as informações a ele relativas e que de outra forma seria demasiado trabalhoso.
Uma amostra dos meus livros favoritos está aí ao lado, nessa estantezinha. Ainda há muito livro que tenho de adicionar, o que vou fazendo à medida da minha memória.
A minha estadia lá levou-me a escrever este post:
Hoje, ao dar a minha opinião sobre um livro que detestei (O Segredo), reparei que era uma das poucas com esse sentimento de vazio e de ultraje. Como é que as pessoas conseguem ser enganadas tão facilmente? Como é que, em pleno século XXI, as nossas mentes são tão fechadas? Foi a passividade da televisão que nos pôs assim?
Porque é que vamos sempre atrás do mais fácil, em vez de procurarmos a informação, reflectir sobre ela, compará-la com outras e usarmos os conhecimentos adquiridos para atingirmos os nossos objectivos? Porque é que seguimos a primeira coisa que nos é dita e não vamos de encontro de aquilo que é fiável?
Porque é que a sociedade é idiota, burra, preconceituosa e sensacionalista?
O pior é que me deparo com este facto todos os dias: na faculdade, onde se quer a papinha toda feita e se pensa que se está na primária; nas comunidades sociais, onde existem uma grande quantidade de comentários insultuosos porque não se aceitam opiniões/gostos diferentes; em programas de televisão onde o Darwin é uma treta: afinal somos todos parentes de Adão e Eva, e "um macaco é um macaco e um homem é um homem".
Anda-se a ver muita TVI e pouco Discovery...
Já agora, se quiserem ver os livros que eu já li ou tenciono ler, adicionei o link aqui ao lado (secção "também estou aqui") para a minha conta no dito site.
1 comentário:
Olha aqui está uma boa reflexão!
O segredo (porque já li) é realmente um livro que nos deixa uma sensação de vazio e, na minha opinião, uma falta de coerência enorme.
E sim, existem muitos estudantes universitários que querem mesmo a papinha toda feita pois falta-lhes a grande capacidade de terem um espírito critico e a vontade de buscarem conhecimento.
Enviar um comentário